E-mail marketing Marketing Digital Ricardo Robortella

📧Emojis no assunto do e-mail: Saiba o porquê e como você deve utilizar!

📧Emojis no assunto do e-mail: Saiba o porquê e como você deve utilizar!

Fiz alguns testes e reparei que os meus e-mails marketing que continham emojis no assunto do e-mail tiveram uma taxa de abertura de 10 vezes maior do que o comum.  Estudei o porque isso acontece, e vou compartilhar com você, no final desse conteúdo vou te ensinar também a usar ele da melhor forma possível nos seus e-mails.

Antes de tudo queria gostaria de te falar, que além dos meus testes na prática com a minha base de e-mails, existe já no mercado estudos sérios que comprovam a eficácia dessa prática.  Como o estudo da Return Path “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email”  e o próprio estudo do Neil Patel, especialista em Marketing Digital nos Estados unidos, que concluiu que tanto mulheres como homens, acreditam que os emojis na internet tem o poder de  expressar melhor um sentimento do que palavras.

Exemplos do uso do emojis no assunto do e-mail. 

 

Se eu fosse você eu começaria a usar emojis no assunto do e-mail, entenda o porque:

1 – Aumento do relacionamento entre você e seu cliente.

As redes sociais, são formadas pelo relacionamento, já é provado que aqueles e-mails antigos com cara de propaganda, tem uma taxa de abertura muito menor perante aos e-mails, que seguem uma linha humana, bem parecido com um e-mail que o seu amigo te envia.

O emotion, além de trazer esse aspecto mais intimista, provoca o reforço visual, nosso cérebro processa uma imagem até 60 mil vezes mais rápido do que um texto.

 

2- Seu e-mail terá mais cliques e mais visibilidade.

Poucas pessoas usam isso hoje em dia, então seus e-mails visualmente vão se destacar perante aos outros e-mails da caixa de entrada do seu lead, isso vai te gerar mais clique, podendo assim te gerar muito mais vendas e visibilidade da sua marca.

“De acordo com um recente estudo da GoDaddy, uma análise realizada a partir de 13 bilhões de e-mails entre 2015 e 2016, mostrou que emojis aumentaram a taxa de abertura em 20%.”

 

3 – Atraia o usuário.

Grande parte das visitas hoje em dia, acontece por dispositivo móveis, o assunto do seu e-mail precisa ser curto e atraente para aumentar as chances de acontecer o clique.  Você pode substituir palavras que não caberiam no assunto do seu e-mail por um emoji, e ainda transmitindo uma emoção que dificilmente um texto é capaz de reproduzir.

 

Gostei, mas como faço para colocar os emojis no assunto do email?

Na ferramenta que eu utilizo para disparo de e-mails, ela já tem essa função nativa de por emojis no assunto do e-mail, se a sua não tiver siga abaixo os melhores sites para você achar o emoji que mais se encaixa com o tema que você está abordando. Basta acessar o site, copiar o emoji e colar no campo de assunto da sua ferramenta de e-mail marketing

1 –  Acesse o site a seguir, ou seu auxiliar e procure o smile que você precisa.

https://getemoji.com  ou  https://emojipedia.org

2 – Agora basta selecionar, copiar e depois colar no editor do seu e-mail marketing.

 

Fique atento, leia os cuidados abaixo.

1 – Use com moderação.

Você não deve ficar usando sempre, use nos momentos certos que você identifique que aquele emoji representa uma emoção que você quer passar, ou até mesmo uma palavra que ele substitui.

 

2 – Verifique como ele aparece nas diferentes plataformas.

Sabemos que a maior parte dos nossos leads usam Android e Windows, porém existe pessoas que utilizam outros variados sistemas como Mac, iPhone, Linux, Windows Phone, entre outros.  Em casa sistema aquele emoji no assunto do e-mail, pode aparecer de forma diferente, ou mesmo nem aparecer então se certifique antes, alguns sites já nos mostra como ele vai aparecer para cada sistema, como o https://getemoji.com/ e seu auxiliar https://emojipedia.org que eu uso bastante. Preste atenção também, em alguns raros emojis que podem até mesmo não aparecer em alguns sistemas.

3 – Comece com uma base menor.

Eu uso bastante nesse caso a técnica do teste A/B, divido minha base de leads em 2 grupos, envio o mesmo e-mail para os dois, porém em um coloco o emoji e no outro não.  Sendo assim sei que  a abertura a mais ou a menos, será devido ao uso do emoji.

 

4 – Como seus concorrentes estão utilizando?

Se você estiver sem inspiração no momento, cadastre-se no mailing dos seus concorrentes e veja como eles utilizam os emojis no assunto do e-mail. Como essa medida é nova talvez possa ser que eles nem usem ainda, se isso acontecer inspire-se em outros nichos. As empresas estão aderindo o marketing digital em uma velocidade muito grande, como as matérias da Globo e Uol.

 

5 – Faça uma análise de abertura.

Para você saber se aquele emotion está dando resultado ou não para você, e poder mensurar esses resultados, certifique-se primeiramente se esse e-mail está chegando na caixa de entrada dos seus leads. e matéria da uol.

 

👉Conclusão!

O uso dos emojis no assunto do e-mail, definitivamente é um excelente gatilho para provocar mais interesse no seu lead e fazer com que ele abra o seu conteúdo. Siga atentamente as dicas desse post, e aprecie com moderação. Lembre-se que como hoje em dia poucas pessoas utilizam, você tem boas chances de ter sucesso com essa prática, saia na frente do seu concorrente e aumente seus resultados =D.

 

Fontes usadas nesse artigo

https://neilpatel.com/br/blog/como-usar-emoticons-para-aumentar-as-conversoes-do-site/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-inserir-emojis-no-assunto-do-email/

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Sobre o autor | Website

Pós graduado em marketing digital e expert em negócios digitais, Ricardo Robortella ajuda empreendedores e empresas, a criarem negócios digitais altamente lucrativos.

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4 Comentários

  1. Jorge César disse:

    Muito obrigado, testei a dica e realmente deu certo. Quando puder poste mais dicas assim =D

  2. Dica preciosa! 💎💎💎💎💎
    Testei e funcionou. Parabéns! Continuarei acompanhando suas postagens e colocando-as em prática. Beijo! 😚